quinta-feira, 26 de março de 2009

AOS CIDADÃOS NITEROIENSES

O CINEMA ICARAI, foi tornado PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO em 26 de novembro de 2008, por ato do Governo Estadual, através do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural), atendendo a solicitação do IAB / RJ – Núcleo do Leste Metropolitano sensibilizado pelo Movimento dos moradores da cidade em defesa da manutenção do Cinema, iniciado no ano de 2006. Neste ano o cinema foi fechado e negociado com uma empresa do mercado imobiliário de Niterói, que intencionava construir em seu lugar um empreendimento imobiliário com shopping nos andares inferiores e prédio de quatorze andares em seu interior, mantendo exclusivamente, como “reminiscência”, a fachada do Cinema voltada para a Praia de Icaraí.

Porém o ato de Tombamento Estadual, não está sendo suficiente para resguardar o Cinema do desejo do capital imobiliário de transformar todas as construções da Cidade em edificações que retirem a máxima rentabilidade da multiplicação do solo urbano, desconsiderando valores culturais e referências históricas da população. Precisamos cobrar da administração pública uma intervenção em favor da permanência do Cinema Icaraí, como Símbolo Cultural do Niteroiense, transformando-o em um Centro de Cultura de Cinema para a Cidade.


NÚCLEO LESTE METROPOLITANO DO INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL – DPTO. DO RIO DE JANEIRO.

3 comentários:

Camille B. disse...

Vamos que vamos !

Anônimo disse...

Estamos nessa...

Pedro de Luna disse...

vcs viram a materia sobre o cine imperator hj no RJ TV? Pq nao tentam uma igual sobre o cine Icaraí?

vejam que coincidência:
O Imperator foi inaugurado como cinema em 1954. A partir de 1991, passou a receber shows internacionais e foi palco para grandes artistas da música brasileira, como Marisa Monte e Zeca Pagodinho, até ser desativado em 1995.

Até hj está fechado sem nada rolando lá...

Nesta terça-feira, a sala, que tinha capacidade para receber até 4,5 mil pessoas, está fechada. Apenas uma feira funciona na galeria que leva ao antigo teatro. Dos apartamentos vizinhos, dá para ver a deterioração do imóvel. Segundo os moradores, entram morcegos e ratos por um buraco.

Bechara Kalil mora ao lado do Imperator e se preocupa, principalmente, com o acúmulo de água no telhado. Diz que o imóvel pode ser foco de doenças.

Igual ao Cine Icaraí e o foco de dengue no telhado, já flagrado por vizinhos!

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1092870-9097,00-CASA+DE+ESPETACULOS+IMPERATOR+NO+MEIER+ESTA+ENTREGUE+AO+ABANDONO.html